2015/12/22

Oculus Rift está finalizado e prepara-se para chegar às lojas em 2016


Se pensavam que a promoção dos televisores 3D tinha sido um exagero (que felizmente já passou) esperem só para ver o que irá acontecer em 2016 com os óculos de realidade virtual. No caso dos Oculus Rift, o hardware está finalizado e só falta mesmo dizerem o preço final e data de chegada às lojas.

Goste-se ou não, 2016 vai ser o ano da "nova" revolução da realidade virtual; e digo "nova" pois já anteriormente se tentou promover esta tecnologia, numa era em que ter micro-ecrãs com umas centenas de pixeis no ecrã apenas serviram para desiludir todos aqueles que os experimentavam. Desta vez as coisas ainda não serão perfeitas, mas serão já capazes de convencer a primeira ronda de interessados nesta tecnologia - que mais uma vez servirão como beta testers - de modo a que a segunda geração de óculos de realidade virtual possa finalmente conquistar o resto do público.

A Oculus anunciou que o seu Rift SDK 1.0 está pronto e, mais importante ainda, que já começou a enviar alguns óculos Rift finais para os developers. Estas serão as primeiras unidades que serão iguais às que serão vendidas ao público, esperando-se que não seja detectado nenhum problema que obrigue a fazer alterações de última hora.



Só falta mesmo saber em que data concreta isso irá acontecer, já que até ao momento apenas sabemos que será no primeiro trimestre de 2016; e também qual será o seu preço, uma vez que já foi dito que iria ficar "um bocadinho acima" dos $350 (esperemos que não passe de $399). Mas, há que contar que isto não inclui os controladores Oculus Touch, que eventualmente serão uma necessidade para uma verdadeira interacção imersiva nos mundos virtuais.

... E ainda há que somar a isto um computador com capacidade de gerar as imagens a 90fps para manter a melhor ilusão possível da realidade virtual, coisa que obrigará a um investimento de cerca de 1000 euros numa máquina nova (a não ser que já tenham uma que seja capaz de preencher os requisitos.)

Ou seja... é melhor ir começando a poupar!

1 comentário:

  1. O Palmer já disse no Twitter que as pre-ordens começam logo a seguir ao final do ano https://twitter.com/PalmerLuckey/status/679382796779958272 . Só falta mesmo saber o preço mas calcula-se que será uns 500 dólares nos EUA. De qualquer forma parece que primeiro será enviado aos que aderirem á pre ordem e só mais tarde chegará ás lojas! Pre ordens em Janeiro, (provavelmente) entregas a começar em Fevereiro... E nas lojas só depois de Março!

    ResponderEliminar