2015/12/05

Quantos ecrãs de um Nokia 5110 cabem num iPhone 6S Plus?

Numa altura em que nos aproximamos o limite da resolução nos ecrãs dos smartphones (ou já o superamos, no caso do Xperia Z5 Premium com o seu ecrã 4K) não deixa de ser interessante espreitar a evolução que teve desde o tempo que os telemóveis eram feitos para telefonar.

Deixando de lado os telemóveis que tinham ecrãs com dígitos alfanuméricos, o Nokia 5110 poderá servir como referência para os telemóveis com ecrãs gráficos, com os seus fantásticos 84x48 pixeis... nos quais até já era possível jogar o jogo "snake".

Mas o tempo foi passando e os ecrãs melhorando, e por altura do iPhone original com os seus 320x480 pixeis, já era o equivalente a termos 38 ecrãs do Nokia 5110 enfiados num só ecrã. Evolução que foi continuando, fazendo com que por altura dos ecrãs Full HD, como o do Nexus 5 ou do mais recente iPhone 6S Plus, isso fosse o equivalente a 514 ecrãs do velho Nokia.

Se quiséssemos mesmo ser mauzinhos, bastaria meter o Sony Z5 Premium na lista, que faria com que esse número disparasse para os 2056! Sim, dá para ter uma noção do quanto as coisas mudaram em menos de 20 anos. De 84x48 pixeis passamos para ecrãs 4K nos "telemóveis"... e sabe-se lá por onde estaremos daqui por mais 20 anos. (Diga-se que, mesmo que para efeitos de smartphones e tablets não seja preciso ter mais resolução, essas melhorias serão certamente bem apreciadas para aplicar em óculos de realidade virtual, pelo que... venha de lá essa evolução. :)

3 comentários:

  1. Creio que querias referir-te ao Nokia 5110 e não 5510! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora o ecrã seja o mesmo, não corresponde ao da imagem da noticia.

      Eliminar
    2. Sim, é o efeito "madrugada"... já corrigi. .:)

      Eliminar