2015/12/05

Sistemas multi-planetários descobertos pelo Kepler vistos à escala do nosso sistema Solar


Quanto falamos do espaço, nem sempre é fácil ter a percepção das dimensões de outros planetas, mas nada que uma pequena visualização planetária não resolva, como esta que vos trago hoje.

Esta versão do Kepler Orrery conta com todos os sistemas multi-planetários descoberto pelo Kepler até 24 de Novembro de 2015. São 685 sistemas com um total de 1705 planetas, cujos tamanhos das respectivas órbitas são apresentadas à escala em relação às do nosso sistema solar (o tamanho dos planetas não é apresentado à escala, pois isso faria com que planetas como a Terra ficassem praticamente invisíveis em relação a gigantes como Júpiter).

É assombroso ver a "infinita" variedade de sistemas planetários que temos nesta pequena selecção que conhecemos (e que representará uma infinitésima fracção de todos os que existem por este Universo fora)... pelo que, esperemos que sirva de inspiração para que aqueles que por cá habitam se sintam mais tentados a cuidar deste nosso pequeno sistema solar, que no meio de tantos outros, é especial por ser precisamente o nosso.

Fiquem com a visualização, e se quiserem aventurar-se na criação da vossa própria versão, podem recorrer aos scripts utilizados que estão no GitHub.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)