2015/12/22

SpaceX conseguiu finalmente lançar e aterrar o seu foguete Falcon 9


Depois do anteriores testes falhados, a SpaceX conseguiu finalmente aterrar o seu foguete e concluir uma missão de lançamento real com sucesso.

A SpaceX há muito que quer revolucionar os lançamentos, apostando no seu Falcon 9 como método de levar carga até órbita e depois, ao contrário do que acontece tradicionalmente, fazer aterrá-lo suavemente para que possa ser reutilizado. Depois de alguns testes bem sucedidos, as últimas tentativas de aterragem numa base flutuante falharam, aumentando a pressão sobre o projecto.

Desta vez o lançamento não era brincadeira, pois levava a bordo 11 satélites da ORBCOMM (para criar a sua constelação de comunicação via satélite), sendo esse o objectivo principal. A parte da aterragem, desta vez - e pela primeira vez - em terra firme, era apenas um objectivo secundário que juntaria o "agradável" ao "útil."


E felizmente tudo correu sem incidentes e o Falcon 9 aterrou suavemente no local pretendido, naquela que foi a primeira missão real que levou satélites até ao espaço e depois regressou à base pronto para enfrentar o próximo lançamento (depois de feitas todas as devidas revisões, claro.)

Actualização: afinal este Falcon 9 não voará até ao espaço novamente (mas serão feitos os testes para garantir que poderia fazê-lo). Elon Musk parece querer guardar este pedaço da História aeroespacial para a posteridade. :)


Chegar ao espaço ficou um bocadinho mais fácil... mas ainda continuamos a aguardar pela criação de um elevador espacial que simplifique ainda mais o processo de lá chegarmos. :)




1 comentário: