2015/12/28

Tickle deixa-te programar o BB-8 e outros robots e brinquedos de forma visual


No caso de este Natal vos ter trazido um BB-8 da Sphero (mas não só), poderão gostar de saber que podem ampliar as suas capacidades usando a app Tickle para iOS.

Por muito engraçado que seja controlar manualmente um BB-8, um drone da Parrot, ou outros brinquedos, depressa chega a altura em que se deseja que tivessem um pouco mais de inteligência - e é aí que entra este Tickle.


O Tickle é uma app de programação visual que permite controlar directamente um número de brinquedos robot, mas também módulos Arduino e até as lâmpadas Philips Hue.

Dependendo do dispositivo teremos acesso a funções de leitura (como entradas dos sensores giroscópicos e outros), e funções de saída (controlo do seu movimento, luzes, mudança de cores, reprodução de som, etc.) Tudo isso podendo ser combinado e controlado via uma linguagem de programação visual estilo Scratch - e isso inclui a capacidade de combinar inputs de um dispositivo para controlar outro (por exemplo, usar os giroscópios de um BB-8 para mudar a cor de umas luzes Hue conforme o mexem para um lado ou para o outro; ou até transferir esses movimentos para uma personagem digital no ecrã do vosso iPhone ou iPad.)

Estão disponíveis alguns projectos de exemplo que servirão para mostrar uns princípios básicos (não esperem obras primas) e ao começarem um novo projecto poderão escolher o dispositivo a que se destina, facilitando a descoberta das funções adequadas para cada um.

Não foi necessário mais que alguns minutos para colocar as minhas Philips Hue a piscarem tipo discoteca... só é pena não ter nenhum BB-8 para o fazer passear pela casa. :)

1 comentário:

  1. eu recebi um bb8! obrigado pela dica. se quiseres deixo-te brincar com ele uns dias

    ResponderEliminar