2015/12/21

uPeek é um micro-microscópio para usar com o smartphone


Quem é que não se lembra dos tempos em que ficou fascinado pelo mundo microscópico que se tornava visível usando um microscópio? Agora, podemos revisitar esses tempos com este uPeek que chega ao Kickstarter.

Já temos passado por produtos que prometem transformar um smartphone num microscópio, mas que consistem apenas em lentes de aumento que resultam numa qualidade de imagem bastante duvidosa. Com este uPeek as coisas serão diferentes (ou assim se espera), pois aposta num sistema compacto que contém lentes motorizadas para garantir uma qualidade de imagem que - dizem - poderá competir com a de microscópios profissionais.


Com um preço de cerca de 125 euros não será um brinquedo para todos, mas não me parece que vá assustar aqueles que ainda hoje são fascinados pelo mundo microscópico, ou que por algum qualquer motivo profissional disso possam tirar partido. Para além disso, trata-se de um projecto suiço que evita o pagamento de taxas alfandegárias adicionais.

Quem tiver necessidades mais especiais pode também optar por uma versão equipada com luzes e filtros UV para fluorescência; e quem procura uma forma original de manter uma memória sem ocupar espaço, tem disponível opções que permitem imprimir uma imagem em escala microscópica que só poderá ser vista usando um destes (ou outros) microscópios. :)


2 comentários:

  1. A Suiça aplica taxas alfandegárias...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que neste caso são pagas pelo projecto, não havendo taxas adicionais para a Europa.

      Eliminar