2015/12/23

Uso dos smartphones está a roubar todo o nosso tempo livre


Muito se fala de que o uso dos dispositivos mobile tem reduzido a necessidade de usar os computadores clássicos, mas parece que o que está a acontecer é bem mais preocupante, fazendo com a verdadeira vítima seja o nosso tempo livre.

Os últimos dados relativos ao tempo de utilização da internet pelos utilizadores norte-americanos mostram um panorama que não deverá fugir muito ao que se passa também por cá e noutros países. Se em 2008 um adulto passava, em média, menos de 3h por dia ligado à internet, hoje em dia esse valor disparou para mais de 5h - e o principal responsável são os dispositivos móveis.


Há uma década atrás não havia grandes dúvidas, quem desejasse aceder à internet era quase obrigado a usar o seu computador. Hoje em dia, isso pode ser feito a qualquer instante recorrendo-se a um smartphone ou tablet; mas o mais crítico é que esse tempo extra tem sido acompanhado por uma redução no número de horas de acesso à internet usando-se um computador ou portátil. Ou seja, o que temos é uma utilização cada vez mais intensiva, que vai roubando o antigo "tempo livre" que as pessoas tinham.

Isso é algo que facilmente se comprova, pois bastará caminhar pela rua, ir a um restaurante ou café, ou qualquer outro sítio, e não demorará a que se encontrem grupos de pessoas onde cada um se concentra mais no ecrã do seu smartphone do que naquilo que se passa à sua volta.

Claro que, como tudo, acaba por ser uma questão de educação (e auto-consciência, talvez?) Mas de qualquer forma, não deixa de ser uma tendência um pouco preocupante. É que, se isto é assim com os smartphones... já imaginaram os riscos que se terá que enfrentar com a chegada dos óculos de realidade virtual? Por este andar teremos pessoas que preferirão passar a maior parte do tempo nesses mundos virtuais do que nos seus próprios mundos reais.

2 comentários:

  1. Depende do tipo do tempo livre.

    Eu uso muito em situações que antigamente estava a olhar para o balão, tipo em filas e outras situações de espera. E segundo este estudo isso é roubar ao meu tempo livre, mas não a tempo que eu usava para coisas úteis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Olhar para o balaão." Ao tempo que não ouvia/lia essa expressão!! :D

      Eliminar