2015/12/21

Windows 10 para Lumias mais antigos adiado para 2016


Más notícias para quem esperava que a Microsoft cumprisse a sua promessa e fizesse chegar o Windows 10 aos seus smartphones Lumia ainda este mês. As coisas parecem estar a dar mais trabalho do que o esperado e a MS diz que as actualizações para Windows 10 Mobile só serão feitas em 2016.

A Microsoft não deu explicações para os motivos deste atraso, nem tão pouco avançou com uma lista concreta de quais serão os smartphones com Windows 8/8.1 que terão direito a actualização para Windows 10. Mas, se muitos não poderão ficar descansados até que essa lista seja revelada, o facto do recém-lançado Lumia 550 correr Windows 10 com um modesto Snapdragon 210 faz com que se possa prever que a grande maioria (ou totalidade) dos Lumias mais antigos possa receber esta actualização.

Outra grande incógnita será saber se o Windows 10 para estes smartphones irá trazer todas as funcionalidades que tem nos modelos mais recentes, como os Lumia 950 e 950 XL. Seria um pouco triste ver a MS a segmentar as capacidades do Windows 10 de forma diferenciada em função dos modelos em que corre - mas, por outro lado, poderá haver situações em que o hardware a isso obriga.

Seja como for, ainda não será este ano que poderemos ver que tal o Windows 10 se comporta nos Lumia daqueles fãs que confiaram na MS para não repetir o que se tinha passado com os Lumia da era Windows Phone 7 - e esperemos que esta demora adicional seja apenas sinal de que a MS quer garantir que essa experiência irá ser positiva.

1 comentário:

  1. Estou a usar um Lumia 830 com a compilação Windows 10 mobile "10.0.10586.36"-(programa Insider) e não tenho qualquer razão de queixa.

    Funciona tudo de forma fluída e sem travamentos, os quais ocorriam em algumas versões de teste antes de Novembro.
    Apenas notei que a bateria se dissipa mais rapidamente do que no Windows Phone 8.1 (caso ative os dados móveis), mas pode ser impressão minha.

    No entanto, já vi review's de que o Lumia 550 não está plenamente funcional, portanto, o Windows 10 mobile (versão de lançamento oficial ou versões de teste) pode ainda não estar 100% alinhada com todos os modelos.

    Ainda assim não custa nada testar-se desde já a prévia do Insider e voltar-se ao WPhone 8.1 caso a experiência não seja a melhor...

    Quanto às não compatibilidades de todos os dispositivos com todas as funcionalidades do Windows 10 mobile já é sabido que assim será, precisamente por limitação de hardware (ex: ativação da Cortana por voz, função Continuum, algumas funções mais avançada da camara, etc.).

    Há também a questão dos dispositivos com apenas 512 RAM que ao que parece rodarão uma "versão" do sistema mais leve (leia-se com algumas ausências), mas foi garantido o esforço necessário para levar o W10 mobile na sua melhor forma a todos os atuais utilizadores WP8.1, tal como garantia de atualizações para pelo menos 36 meses após a data de lançamento.

    ResponderEliminar