A Devolo lançou recentemente uma actualização de firmware que prometia melhorar o desempenho dos seus módulos powerline, e o nosso Luis Costa decidiu fazer o teste para comprovar se esses ganhos se fazem sentir na realidade.
A Devolo anunciou a disponibilização de uma actualização de firmware para os seus adaptadores dLAN da série 1200, prometendo um aumento de 20% no desempenho dos mesmos. Se o facto de manter actualizados os equipamentos já é digno de registo, um aumento de desempenho é algo ainda mais atractivo. Mas, como em todas as "promessas", justifica-se um olhar mais atento para comprovar a sua veracidade, pelo que metemos mãos à obra para testar o novo firmware.
A actualização estará disponível, de forma faseada, através da aplicação Devolo Cockpit. Caso não recebam a notificação, podem efectuar o download do ficheiro, e proceder à instalação manual através da interface web do equipamento.
No meu caso, fui brindado com a notificação da actualização, pelo que só tive aceitar a instalação da mesma.
Para simular um uso em circunstâncias reais, o teste consistiu no copiar de um ficheiro via WiFi, tendo para isso utilizado um NAS QNAP TS-231+ (novidades em breve sobre este equipamento) e um Surface Pro, tendo registado os valores de sincronização e taxa de transferência antes, e depois, da actualização.
Sincronização - Antes de actualizar o firmware
Cópia de ficheiro - Antes de actualizar o firmware
Voltei a repetir o procedimento depois de actualizar o firmware.
Sincronização - Após actualização do firmware
Cópia de ficheiro - Após actualização do firmware
Os adaptadores dLAN estavam originalmente a sincronizar a 226 e 344Mbits/s. Com a actualização, a sincronização aumentou para os 327 e 500Mbits/s. A cópia do ficheiro de teste baixou dos 41 para os 35s, tendo a taxa de transferência passado dos ~7,45MB/s para ou 9MB/s, comprovando que realmente se assiste a um aumento de 20% tal como o que era anunciado pela Devolo.
Os adaptadores Devolo dLAN 1200+ já tinham um desempenho de topo na sua classe e com esta actualização ficam ainda melhores (sem se ter que pagar mais por isso). Pelo que se procuram um powerline de elevado desempenho e que é "ligar e esquecer" é sem dúvida uma opção a ter em conta para levar a rede a qualquer sítio onde exista uma tomada eléctrica.
Por: Luis Costa
Já em tempos experimentei mas nunca consegui por a funcionar entre 2 pisos. acabei por desistir e comprar um repetidor d-link
ResponderEliminarCada caso é um caso... Mas a não ser que fosse numa instalação trifásica ou muito "marada", não haveria motivos para isso.
EliminarAqui em casa funciona entre 2 pisos (e é uma rede eléctrica que não é de grande qualidade), e só para efeitos de teste também funcionou sem problemas na garagem (5 pisos abaixo - cada garagem tem ligação ao quadro do apartamento respectivo.)
E isto para módulo bem mais antigos que estes... qualquer dia tenho que fazer upgrade. :)
No meu caso, funciona entre dois pisos e um anexo a 15m de distância, dois quadros e muito mais metros em cablagem eléctrica.
EliminarUma instalação trifásica não impede à partida que os powerlines funcionem, mesmo que estejam em tomadas de fases diferentes. Mas costuma perder-se sempre alguma velocidade.
ResponderEliminarEu também tenho um powerline na garagem, que fica 3 pisos abaixo de casa, e tenho velocidade suficiente para transmitir imagens de uma câmara de segurança em 720p a 30 fps.