2016/01/09

Apertar os cordões em 2 segundos


É sempre engraçado descobrir que se está a fazer "mal" algo que se faz diariamente há décadas, mas é isso que se passa com o acto de apertar os cordões das sapatilhas, sapatos, botas, etc.

Quanto tempo demoram a apertar os cordões todos os dias: cinco, seis segundos, mais? E que tal se vos dissesse que o podem fazer em apenas dois segundos, quase como se fosse magia, num gesto que irá deixar intrigadas todas as pessoas que estiverem por perto?

Confesso que poderei não ser grande referência, pois só há relativamente pouco tempo (2 ou 3 anos) é que tive a grande surpresa de constatar que estava a apertar mal os cordões.


Sim, durante muitas décadas apertei os cordões do calçado da forma que aparece "errada" na imagem, e em que os laços ficam desalinhados. Algo que ainda nos faz mais "impressão" quando se descobre que o método para apertar direito é exactamente o mesmo que o tradicional, mas trocando o sentido no momento de passar o lado.

Mas não é isso que hoje nos traz aqui; hoje a palavra de ordem é velocidade... e embora a técnica obrigue a um pouco de treino, é daquelas coisas em que valerá a pena perderem uns minutos que depois servirão para o resto da vida. É que, a brincar a brincar, se isto permitir a poupança de 5 segundos diários ao apertar os cordões, ao final de umas décadas esse tempo acumulado representará mais de 25h que poderão ter usado de forma mais produtiva. :)




Para quem preferir as instruções em diagrama, aqui fica:



6 comentários:

  1. Uns bons 10 minutos depois já percebi exactamente onde está a facilidade (ao 1.30m no video)..o truque mais fácil e mais rápido para aprender é colocar um laço virado para frente e o outro para trás..começando por aí torna-se fácil:) Gostei^^ 2 segundos..segurar os laços da maneira certa e puxá-los hãhã

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Tomei atenção ao vídeos e afinal sempre usei o sistema que deixa os nó direitinho e realmente já tinha ficado a olhar para a maneira estranha como as outra pessoas apertam nós. Estranha para mim que fui ensinado dessa maneira.

    Quando ao sistema hoje apresentado, parece-me mau visto notar-se uma folga. Já tinha visto alguém usar este sistema e nota-se que não aperta tão bem pois no último passo gera-se folga.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/1/16 21:24

    Não consegui fazer esse nó mesmo após várias tentativas, é muito complicado e acho a minha maneira melhor e mais rápida até xD

    ResponderEliminar