2016/01/03

Auto-estradas para bicicletas na Alemanha


Para além de deixar os condutores de automóveis fascinados com as suas autobahns a Alemanha prepara-se para fazer o mesmo com os ciclistas com a criação de uma auto-estrada de 100km dedicada exclusivamente para as bicicletas.

O primeiro troço, com 5km já foi aberto, permitindo antever desde já as mudanças que tal via de transporte irá permitir. Quando estiver concluída, a auto-estrada para bicicletas irá ligar 10 cidades e quatro universidades, abrangendo uma população de mais de 2 milhões de pessoas num raio de 2km desta via.

Com 4 metros de largura, estas vias permitirão o tráfego contínuo de ciclistas sem preocupações com automóveis ou peões, cruzamentos ou semáforos, e estima-se que poderão remover das estradas cerca de 50 mil automóveis a cada dia. Para além disso também contam com iluminação e serviço de limpeza de neve, para garantir a segurança da circulação 24h por dia durante todo o ano.

Os grupos de ciclistas defendem que, como as bicicletas são já responsáveis por 10% das viagens feitas no país, que os fundos destinados às vias para bicicletas deveriam ser também de 10% dos fundos destinados ao financiamento dos transportes. Faz-nos pensar no que se poderia ter feito se por cá se tivessem investido alguns dos muitos milhões estourados nas ex-SCUTS em vias deste género.

1 comentário:

  1. por cá
    continuam a fazer ciclocagadas
    sem pés nem cabeça

    mas o que interessa é
    o número de km de ciclocoisas
    que podem incluir no relatório anual
    sem ter qualquer preocupação se servem para algum coisa
    ou , sequer , se são seguras …

    ResponderEliminar