2016/01/21

Eye Tribe Tracker Pro promete eye-tracking profissional a baixo custo


A Eye Tribe há muito que tem lutado para baixar a fasquia do acesso a sistemas de eye tracking, e agora diz que o seu novo Tracker Pro consegue resultados de nível profissional a um preço super acessível de apenas $199.

Poderia pensar-se que, numa altura em que se podem ter câmaras a preços super-reduzidos, os sistemas de eye tracking poderiam ter preços ridiculamente baixos. Infelizmente não é o caso, com estes sistemas que permitem saber com precisão para onde é que uma pessoa está a olhar num ecrã, a terem preços bastante elevados, na ordem dos 10 ou 20 mil dólares.

A Eye Tribe quer mudar isto, e depois de ter criado uma primeira versão destinada a developers, avança agora com um produto comercial: o Eye Tribe Tracker Pro; que custando apenas $199 poderá ser considerado uma "pechincha".


As aplicações deste tipo de produto são muitas, indo desde as óbvias aplicações a nível de estudos de usabilidade (vendo para que locais é que um utilizador olha num site); a análise de filmes (para onde é que um espectador olha); ou até para aplicações para pessoas com mobilidade reduzida, onde se possa usar o olhar como forma de interagir com o computador - o kit vem com um teclado on-screen open-source (Optikey) precisamente para esta função.




Outra das aplicações desta tecnologia será nos sistemas de realidade virtual, detectando para onde o utilizador está a olhar de forma a dedicar mais recursos ao rendering em alta qualidade nessa zona e poupando recursos nas zonas para as quais não se está a olhar directamente.

Esperemos que sejam bem sucedidos, e esta tecnologia se possa tornar ainda mais comum e acessível.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)