2016/01/23

GIMPS descobre maior número primo até à data com 22 milhões de dígitos


A procura de novos números primos é a tarefa a que projectos como o Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS) se tem dedicado, e que agora resulta no novo maior número primo conhecido, com 22 milhões de dígitos.

Os números primos são números que apenas são divisíveis de forma exacta por 1 e por si próprios, e no caso dos números primos de Mersenne são número que podem ser representados por 2n-1. Embora possam parecer uma curiosidade matemáticas, têm inúmeras aplicações no campo da criptografia e segurança. No entanto, com 22 milhões de dígitos (superando os 17 milhões do anterior recordista), este novo número primo é tão grande que não terá aplicação prática previsível a curto prazo:
  • 274,207,281-1

Outra curiosidade é que a descoberta deste número primo quase se arriscava a ter passado despercebida. É que devido a um problema num servidor, o email de alerta enviado pelo computador que descobriu este número não chegou ao destino, e só várias semanas mais tarde é que o responsável pelo servidor descobriu os emails "encravados".

Com 22 milhões de dígitos, se alguém o quisesse recitar à velocidade de 5 dígitos por segundo, demoraria mais de 8 meses (assumindo que o faria 24h por dia sem dormir.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)