2016/01/30

Investigador diz ser possível criar e manipular gravidade artificial com a tecnologia actual


Um investigador quer tornar a ficção científica em realidade científica, e diz que será possível criarmos sistemas capazes de criar gravidade artificial e manipulá-la ao nosso gosto.

O sonho de conseguir manipular gravidade é algo que desde sempre acompanha os cientistas, mas até ao momento os avanços nessa área têm sido praticamente nulos. Sim, temos aqueles projectos mediáticos de produtos que levitam, mas que recorrem ao magnetismo gerado por super-condutores, e não a uma manipulação da gravidade.

Agora, André Füzfa, investigador de uma universidade belga, propõe a construção de um aparelho - também recorrendo a super-condutores - que poderia replicar o efeito das ondas gravitacionais e desviar um feixe de luz. Seria esse o primeiro teste, que demonstraria que realmente se estaria a criar um campo gravítico e não apenas um campo magnético.

Seria um modesto, mas importante, primeiro passo que nos poderia colocar mais perto do tal futuro onde se possam ter carros voadores e hoverboards daquelas que realmente flutuam e não ficam no solo sobre duas rodas. E claro... tendo-se controlo sobre os campos magnéticos, chegar ao espaço, ou a qualquer ponto do sistema solar, ou até de outros sistemas solares, tornar-se-ia muito mais simples.

Esperemos que a "teoria" se comprove na prática... e que rapidamente isso possa ser aplicado a produtos reais (não que tenha muita esperança nisso... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)