2016/01/06

LastPass 4.0 contempla a partilha e transferência de passwords em caso de emergência

Os utilizadores do LastPass estavam preocupados sobre a evolução do serviço após a sua aquisição pelo LogMeIn, mas a nova versão 4.0 parece ser indicador de que tudo está a seguir em bom caminho.

O novo LastPass 4.0 foi remodelado visualmente, mas as suas maiores novidades não são a nível visual (a versão 3.4 já tinha feito isso ao adoptar o Material Design). Agora, o LastPass dá a opção de partilhar passwords sem que os destinatários tenham acesso às mesmas, e conta também com um modo de acesso de emergência em que se pode ceder temporariamente o acesso a outra pessoa.

O primeiro modo será adequado para aqueles casos em que poderemos querer partilhar uma password com um amigo, mas sem que isso implique que ele veja qual é a password (por exemplo, para não serem gozados por usarem uma password do tipo 123456 - coisa desnecessária para um utilizador do LastPass).

O segundo modo vem dar resposta às preocupações daqueles que estão aterrorizados com a perspectiva de um qualquer imprevisto, como um acidente, poder deixar a sua vida digital completamente bloqueada, sem que a sua família possa aceder a serviços como as suas contas paypal, e outras coisas. Neste caso, podemos definir uma lista de pessoas de confiança - que convém serem mesmo de confiança - e elas poderão requisitar o acesso às vossas passwords se tal vier a ser necessário. Mas, este pedido é acompanhado por um período de espera, durante o qual o utilizador original poderá recusar o acesso.

Ou seja, a ideia é definirem alguns familiares/amigos que poderão tomar conta da vossa vida digital, mas para isso acontecer vocês terão que estar "inactivos" durante o tempo programado.


Também há outras melhorias a nível do funcionamento do LastPass com o Chrome, que passa a ser bastante mais directo e imediato, sem popups a intrometer-se no processo.

5 comentários:

  1. É seguro usar isto para guardar as nossas passwords?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6/1/16 14:28

    ainda andamos nisto? a recomendar armazenar passwords na cloud? confiar na implementacao dos outros? depois de tudo o que o lastpass provou nao ser capaz de fazer: ser seguro.

    todos os anos há uma falhazinha do lastpass. podemos passar à frente? KeePass: opensource, local (sincronizacao opcional) e controlo total do que é nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos têm que escolher em que ponto querem confiar ou não em que serviço. Levado ao extremo, tens que confiar no serviço de email que utilizas... pois permitirá fazer a recuperação da password em qualquer outro serviço que utilizes.

      (Ou vais fazer como a Hillary Clinton, e montar o próprio servidor de email próprio? :)

      P.S. Ser open-source também não dá garantia que seja 100% seguro... Veja-se o caso do TrueCrypt, ou das "interferências" da NSA noutros projectos.

      Eliminar
    2. E o caso do KeeFarce.

      Seguro a 100% nenhum pode garantir, mas entre KeePass e 1Password, opto pelo último, mesmo sendo apologista do open-source, a GUI daquilo é uma boa m... e os plugins são uma treta.
      O lastpass, fui utilizador enquanto versão gratuita, não era mau, poderei estar enganado, mas estas features todas para atrair clientela vai terminar como terminou o LogMeIn.

      Eliminar
    3. Já experimentei os 2, mas desde que começei a usar o Dashlane não quero outra coisa.

      Eliminar