2016/01/12

Panasonic freeze-ray é um blu-ray para cold storage


A Panasonic parece estar convencida quanto à utilização de discos blu-ray para arquivo de grandes quantidades de dados a baixo custo, e aposta na mesma táctica que o Facebook para a sua nova linha freeze-ray.

A maioria dos utilizadores inevitavelmente tem que lidar com o problema da falta de espaço para guardar as suas fotos e filmes nos seus computadores; e portanto poderá (tentar) imaginar o que será multiplicado por mil milhões quando se fala de um serviço como o Facebook. Nestes casos o que importa é arranjar forma de conseguir armazenar petabytes de dados ao custo mais reduzido, e o Facebook tem apostado nos discos blu-ray para isso - sendo que para o caso de fotos com mais de algumas semanas de idade, o seu acesso passa a ser bastante raro e, mesmo que seja necessário exibi-las, o utilizador não se importará de aguardar alguns segundos para que isso aconteça.

Agora a Panasonic cria toda uma linha de armazenamento de dados para aplicações idênticas, onde o baixo custo e capacidade de armazenamento sejam mais importantes que o tempo de acesso aos dados: a linha freeze-ray.

Actualmente, o Facebook está a usar discos de 100GB, mas irá em breve passar a usar discos de 300GB, e a Panasonic trabalha já em discos de 500GB e 1TB para os próximo anos. Se com os discos de 100GB o Facebook já anunciava que o custo era de armazenamento de dados era 50% mais barato que um disco rígido (e 80% mais eficiente a nível energético), facilmente se prevê que a utilização de discos maiores tornará o sistema ainda mais atractivo.

Uma opção a ter em conta para todos aqueles que tiverem que lidar com centenas de terabytes ou petabytes de dados com frequência de acesso reduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)