2016/01/16

Por dentro de um CPU x86


Lembram-se de como funciona um CPU? Hoje vamos espreitar novamente o que se passa no interior de um CPU x86, cuja arquitectura vai evoluindo mas dificilmente se consegue livrar do peso da retro-compatibilidade.

Um pouco ao estilo do que acontece nos automóveis, onde um condutor apenas quer saber que o carro anda sem se preocupar com injectores e ciclos de ignição; nos computadores a maioria dos utilizadores só quer saber que pode aceder à internet ou correr os programas (ou jogos) que deseja.

Mas claro que há aqueles que se interessam por saber todo o tipo de pormenores que permitem que um computador funcione como funciona, e esta apresentação de David Kaplan sobre os CPUs x86 apresenta-nos pormenores fascinantes que nos dão a conhecer o tipo de problemas com que lidam os engenheiros que criam estes CPUs. Incríveis peças de engenharia que, como faz questão de referir, têm que ser praticamente à prova de bugs - coisa que não será fácil de fazer devido à sua enorme complexidade (e onde uma simulação por software demoraria quase uma década para executar aquilo que um CPU faz à sua velocidade de funcionamento real.)

É quase 1h que passa a voar para todos os que têm curiosidade por este mundo invisível que, na prática, permite tornar real tudo aquilo que assumimos como garantido ao ligar e utilizar um computador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)