2016/01/08

Remix OS transforma os PCs em máquinas Android


O Remix Mini queria ser um mini PC Android de $20, mas a Jide dá agora um passo ainda maior e vai dar a possibilidade de qualquer pessoa transformar o seu computador numa máquina Android gratuitamente, com o seu Remix OS.

O Remix OS para PC é uma versão de Android que foi modificada para tornar este sistema mais adequado para um funcionamento pensado para portáteis e computadores desktop, contendo um ambiente de trabalho onde podemos usar múltiplas apps em janela e muitas outras funcionalidades que associamos aos sistemas operativos tradicionais.


Na verdade, o Remix OS aproxima-se bastante do tal misto de Android e Chrome OS que seria adequado para equipar os transformáveis com Android, e pode muito bem começar a mostrar que o Android tem lugar nos desktops.

Em breve poderemos por isso à prova, pois o Remix OS será disponibilizado ainda este mês, gratuitamente, e bastará uma pen USB com um mínimo de 8GB. Depois, é só arrancar um PC a partir da pen, e se tudo correr bem, em poucos segundos deveremos ter um ambiente desktop Android a surgir no ecrã.

Estão a imaginar o que seria usar um Android com a potência dos mais recentes CPUs Intel ou AMD, e com 8GB ou mais de RAM? Em breve não será preciso imaginar... :)


Actualização: já está disponível.

8 comentários:

  1. É pena que seja proprietário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É baseado no projecto open-source Android x86...
      Quanto ás partes do UI e file explorer isso não sei.

      Eliminar
    2. É tudo proprietário exceto o kernel, que nunca poderia ser, uma vez que é GPL. O resto do ASOP é Apache e por isso não é obrigatório que os derivados sejam open-source.

      Eliminar
  2. Mal posso esperar que isto chegue. Na minha opinião o ChromeOS devia ser assim e se fosse o caso logo que pudesse saltava de Windows para Android no PC. :)

    No fundo isto é um distro linux/Android que resolve muitos dos problemas de usabilidade de Linux.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma verdadeira distro, mas vamos ver se isso é mesmo verdade. Um dos grandes problemas de usar isto num PC comum são as drivers.

      Eliminar
    2. Pois... Esse problema perdura e parece que nem tão cedo é eliminado.

      Eliminar
    3. Se há muitos anos que temos distros a arrancar de Pens e a funcionar correctamente com a grande maioria do hardware, não estou a ver porque motivo neste não se possa fazer o mesmo. Mas, logo veremos que tal se comporta.

      Eliminar
    4. Tudo depende do que eles fizerem ao kernel, mas duvido muito que disponibilizem todas as drivers, principalmente as que estão dependentes de blobs (que não são assim tão poucas quanto isso). Para além disso qualquer computador que não use GPUs Intel, terá performance limitada, uma vez que as drivers proprietárias da nvidia e amd só estão dispoíveis para o x-server, coisa que o RemixOS não usa.

      Eliminar