2016/01/27

Safari está a crashar nos iPhones e Macs


Os utilizadores do Safari em iOS e Mac estão hoje a deparar-se com um bug bastante estranho, que faz com que o seu browser crashe sem qualquer motivo aparente assim que tentam escrever algo na barra de endereços/pesquisa.

O problema está a ser relatado por milhares de pessoas, com diferentes versões de iOS e OS X, e parece estar relacionado com o sistema de pesquisa e sugestões automáticas da Apple. Sendo precisamente essa a recomendação para ultrapassar este bug até que a Apple o corrija: desactivar as sugestões do Safari nas definições do browser - ou em alternativa, usar o Safari em modo incógnito (ou usarem outro browser - uma vez que uso o Chrome no iOS, nem tinha dado por este bug.)

Actualização: a Apple diz que já resolveu o problema.



É um bug bastante estranho, e que estará relacionado com algo do lado dos servidores da Apple, mas que mais uma vez demonstrar que ninguém está livre de cometer erros, nem mesmo as grandes empresas. E o mais assustador será pensar que, embora este tipo de incidentes seja relativamente raro, fica também demonstrado que, quando acontece, tem o potencial para afectar milhões e milhões de pessoas.

... Será apenas uma questão de tempo até que surja um bug tão grave que possa praticamente "paralisar" o planeta? E não me refiro a algo como o Facebook - ou o próprio Google - ficarem offline, mas sim a algo como um bug que deixe o sistema de DNSs inoperacional e faça com que todos os URLs e endereços que se usam deixem de funcionar... Esperemos que tal nunca venha a acontecer, pois certamente haveria quem se quisesse aproveitar desse incidente para tentar obter maior controlo sobre a Internet - e para isso já nos chega aqueles que têm a mania de bloquear sites sem recorrer aos tribunais.


2 comentários:

  1. Pelo que parece o bug não afecta toda a gente... Sou um dos felizardos. Uso safari em Mac e ios e até agora nada...

    ResponderEliminar