2016/01/20

Samsung lança memórias HBM2 sete vezes mais rápidas que DDR5


Preparem-se para um novo salto nas capacidades de GPUs e CPUs, com a chegada das memórias HBM2 da Samsung, com velocidades de 256Gbps - sete vezes superiores às das memórias DDR5.

Estes chips de memória HBM2 (High Bandwidth Memory) ficam disponíveis desde já em módulos de 4GB, com versões de 8GB prometidas lá mais para o final do ano, e prontos para utilização em volume.

A sua grande vantagem é a sua velocidade de transferência de dados, que pode atingir 256GBps (sim, estamos a falar de gigabytes e não de gigabits) e que, para efeitos de comparação, representa um salto de sete vezes face às memórias DDR5 usadas nas placas gráficas mais potentes do momento. E ao mesmo tempo, uma vez que se tratam de chips compostos por múltiplas camadas sobrepostas, a poupança na área ocupada pode ser de 95% ou mais.




Não será por isso surpresa que entre os clientes mais imediatos para estas novas memórias devam estar os fabricantes de GPUs e placas gráficas; assim como o de servidores onde a velocidade de acesso à memória seja barreira ao seu desempenho... e o custo não seja factor de consideração. É esse factor custo, que se prevê ser bastante elevado nesta fase inicial que dita que a sua utilização se deva iniciar pelo segmento profissional (como as Nvidia Quadro e AMD FirePro), mas esperemos que em breve a sua produção em volume permita que estes chips cheguem a todos os produtos e a preços aceitáveis.

Tendo um volume reduzido, certamente que irão ser do agrado dos fabricantes de smartphones e dispositivos mobile compactos... que assim poderão começar a considerar a produção de smartphones com 8GB de RAM. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)