2016/01/23

Seria possível criar uma Death Star em LEGO à escala minifig?


A Death Star do Star Wars já faz parte do imaginário colectivo, mas ainda assim é difícil tentar imaginar o que seria uma construção daquela magnitude... mesmo quando se tenta reduzir o problema à escala dos minifig da LEGO.

Sim, a LEGO já nos trouxe vários modelos da Death Star, mas embora "grandes" (são alguns dos maiores kits oficiais jamais feitos) não se tratam de modelos feitos à escala minifig - ou seja, para que a proporção relativa ao tamanho dos bonecos estivesse correcto, seria necessário fazer algo maior; bem maior!


A escala de uma Death Star é algo difícil de tentar imaginar (ainda recentemente falamos das escalas das naves do Star Wars) e há quem se tenha dado ao trabalho de tentar enumerar o que seria necessário para se construir uma Death Star à escala real.

Reduzindo o desafio à escala minifig a coisa fica (ligeiramente) mais comportável, mas ainda assim continua a ser um projecto que desafia a imaginação.


Uma Death Star em LEGO à escala minifig teria um diâmetro de mais de 2.7km e precisaria de 540 biliões de peças (sim, biliões dos nossos - "triliões" dos norte-americanos). Embora tecnicamente as peças LEGO pudessem suportar o peso de tal construção, rapidamente começariam a deformar-se, como já aconteceu nalguns kits da LEGO de grandes dimensões (precisamente um Imperial Star Destroyer do Star Wars).

Ao ritmo de produção actual de blocos LEGO seriam necessários mais de 9000 anos para se construírem as peças necessárias; mas se dedicássemos toda a produção de plástico do planet a esta missão, seria algo que se poderia fazer em cerca de uma década. Quanto à construção... uma só pessoa a montar peças ao ritmo de 4s por peça demoraria mais de 70 milhões de anos. Para o conseguir fazer num prazo de 10 anos, seria necessário empregar 14 milhões de pessoas a trabalhar 12h por dia...

Enfim... é daquelas coisas que é melhor ficar pelo reino da ficção científica, e não tentarmos replicá-la... nem mesmo em LEGO. :)

1 comentário:

  1. Se seriam necessárias 14 milhoes de pessoas a trabalhar 12h por dia para a fazer em LEGO, imagino quantas pessoas foram necessárias para construir a real na "realidade ficticia" no filme! :)

    ResponderEliminar