2016/02/14

A ilusão de não se saber desenhar


A maior parte das pessoas sabe apreciar um desenho e avaliar se está bem ou mal feito. Mas se pedirmos que sejam elas a desenhar algo, normalmente a resposta é a de que "não sabem". Como vamos ver, se calhar sabem sem ter consciência disso.

No vídeo que se segue, de um TEDx, Graham Shaw vai mostrar que isso de "não saber desenhar" é apenas uma ilusão, e que desenhar é algo bem mais simples e ao alcance de toda a gente - quer seja em papel ou no ecrã de um tablet.

Sendo eu uma daquelas pessoas que passava a quase totalidade do tempo livre de criança a desenhar (não haver internet tinha alguns benefícios), posso sentir-me solidário com toda e qualquer motivação que leve uma pessoa a pegar num lápis ou caneta e começar a rabiscar num papel. E depois descobrir, ao fim de alguns meses (ou anos), que afinal os nossos "rabiscos" começam a ser recebidos com elogios por parte de quem os vê.

... E agora, fiquei com vontade de desenhar... se ainda souber pegar num lápis!


2 comentários:

  1. Brutal, eu sou (era?) daqueles que não sabia desenhar, vi o video e acompanhei, fiquei tão satisfeito que enviei logo para o meu filho mais velho (10 anos) ver e ele fez o mesmo e ainda mais contente ficou. De facto é tudo uma questão de perspectiva... e da forma como encaramos as coisas.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei admirada com o meu jeito para o desenho,fiquei maravilhada.

    ResponderEliminar