2016/02/05

Amber guarda cópias de todas as páginas referenciadas por um site


Não há nada mais irritante do que clicar num link e descobrir que a página referenciada já não existe. O Amber é um plugin que evita que isso aconteça, guardando cópias de todas as páginas para onde um site tenha links.

Podemos (erradamente) pensar que a internet é uma entidade que dura para sempre, mas infelizmente nada poderia estar mais longe da verdade. Basta recuar um pouco no tempo e espreitar artigos com alguns anos de idade, para depressa nos deparamos com links para páginas que já não existem. Nalguns casos serão simplesmente sites que deixaram de existir, noutro casos serão sites que foram remodelados; mas independentemente das causas, a frustração de não se poder aceder ao que se pretendia, permanece!

Este Amber é um plugin existente para Wordpress e Drupal, e se encarrega de guardar cópias de todas as páginas para onde se faça link num site. Desta forma, se/quando a página em questão deixar de estar acessível, o Amber fará surgir a opção de ver a última cópia guardada dessa página.

As páginas arquivadas poderão ser guardadas no próprio servidor, ou usando também projectos como o Internet Archive, o Perma.cc, ou também os Amazon Web Services. (Também existem versões para Apache e Nginx, embora neste caso apenas suportem o arquivamento local.)


1 comentário: