2016/02/12

Apple opta pela TSMC em exclusivo para CPUs do iPhone 7


Depois de ter optado pela TSMC e Samsung para a produção dos chips A9 que equipam os actuais iPhones 6S, a Apple vai dar o corte à Samsung e recorrer apenas à TSMC para o seu fabrico.

Parece que as relações entre Samsung e Apple estão a azedar. Para o próximo iPhone a Apple irá recorrer unicamente à TSMC para produzir os seus CPUs com tecnologia de 10nm, deixando de fora a Samsung. Nos chips para os actuais iPhones 6S a Apple dividiu as encomendas entre a TSMC e Samsung, numa medida que foi vista como sendo uma forma de não ficar excessivamente dependente de um só fornecedor... mas parece que os resultados com a TSMC terão sido suficientemente positivos para dar um "corte" à Samsung.

Claro que não se poderá deixar de relembrar as suspeitas de que os actuais chips A9 produzidos pela TSMC eram mais eficientes que os chips feitos pela Samsung. Relatos que surgiram na fase de lançamento mas que infelizmente depois não vieram a ser estudados nem substanciados de forma mais detalhada (embora a Apple se tenha limitado a fazer um comunicado onde não negava directamente que tal acontecesse.) Seja como for, será sempre mais uma das suspeitas que irá pairar na lista de possíveis justificações para esta decisão.

De uma forma ou de outra, o que é certo é que a Samsung irá ver cada vez menos dinheiro a entrar na sua conta à custa dos componentes vendidos para os iPhones. E com cada componente que deixa de vender tem a agravante de que isso significa que será um concorrente seu a fazê-lo, e a ganhar dinheiro com isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)