2016/02/04

Cabo USB barato destrói Chromebook Pixel e equipamento de teste

Como é que num instante se podem estourar com milhares de euros em equipamento? Basta querer poupar alguns euros num cabo USB, como um engenheiro do Google pode comprovar em primeira mão.

Benson Leung é um engenheiro do Google que se tem dedicado a testar cabos USB com ficha Type-C (foi ele que alertou para os cabos e adaptadores da OnePlus não seguirem o standard - situação que foi rapidamente rectificada.) Ao longo dos seus testes tem encontrados cabos bons e menos bons, mas agora encontrou um que definitivamente se pode classificar de terrorismo electrónico, pois estourou com o equipamento de teste que utilizava e o seu Chromebook Pixel.

Ao dissecar o cabo em questão (Surjtech USB A-to-C, que entretanto já foi removido da Amazon) Leung nem quis acreditar naquilo que via:


Não só o cabo não tem todos os condutores necessários para permitir a comunicação à velocidade esperada num cabo USB 3.1, como chega ao ponto de ter as ligações completamente trocadas, causando um curto-circuito entre os equipamentos que forem ligados - e que explicará os danos que foram causados (embora não explique porque motivo um equipamento de teste não esteja protegido contra tais barbaridades, ou o próprio controlador da ficha USB Type-C numa máquina de mais de 1500 dólares).

Seja como for, relembra um facto que é recorrente e comum, de pessoas que depois de comprarem um equipamento que custou 400, 800, ou mais euros, depois acham que faz sentido poupar 3 ou 4 euros em coisas como um carregador ou cabos, optando por produtos "manhosos" em vez de algo que ofereça uma garantia de qualidade. Desta vez a despesa foi de um engenheiro do Google que provavelmente terá direito a um novo Chromebook de borla... da próxima vez pode calhar a qualquer um de nós, com euros que saem do nosso próprio bolso.

É a literal confirmação de que o "barato" por vezes "sai caro".

2 comentários:

  1. Ia para mandar uns Lightning do AliExpress e depois disto fico de pé atrás.

    Alguma recomendação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já comprei de todos os tipos, e tenho inclusive alguns cabos e carregadores que provocam "interferências" quando se ligam (ficando a detecção do touchscreen a "tremelicar" - e que obviamente foram prontamente encostados); e também daqueles famosos cabos lightning low cost que inicialmente funcionavam, e depois a Apple fez a actualização e passou a detectá-los como não oficiais e deixaram de funcionar.

      Em suma... há algum tempo que já nem desperdiço dinheiro nisso, comprando apenas carregadores e cabos "de marca" (e certificados pela Apple, no caso de serem para iPhones/iPads).

      Anker é sempre uma boa opção, e fazem regularmente grandes promoções na Amazon UK. :)

      Eliminar