2016/02/23

Cloud Vision API da Google facilita o processo de reconhecimento de imagens

Têm algum projecto onde seja necessário saber o que está numa imagem, mas não têm recursos para o fazer? A Google dá uma ajuda com a sua Cloud Vision API, que agora fica disponível em beta para todos os que a quiserem experimentar.

O sistema de reconhecimento de imagens da Google é impressionante (basta fazerem uma pesquisa no Google Photos para o comprovarem), mas é ainda mais impressionante que toda essa potência - e ainda mais funcionalidades - estejam disponíveis publicamente via a Cloud Vision API.

Assim, é fácil atirarem imagens para este serviço e descobrirem o que existe nelas: um automóvel, um cão, a sushi, um por-do-Sol, ou também fazendo o reconhecimento de textos existentes na imagem (ou ainda, a análise das expressões dos rostos). Existem inúmeras potencialidade de utilização desta tecnologia, e é também dado o exemplo de poder ser utilizado não só para classificação automática de fotos, como também a detecção de conteúdos inapropriados.

Só não se esqueçam é que tudo isto não é feito por caridade: determinar que objectos existem numa imagem pode custar $2 por 1000 imagens; enquanto que fazer o reconhecimento de textos fica mais em conta, por $0.60 por mil imagens. Durante a fase beta os utilizadores estarão também limitados a um máximo de 20 milhões de imagens por mês,


1 comentário:

  1. É incrível como a Google consegue obter informação privada (ou até comercial) para ajudar a fazer crescer o seu acervo de informação e conhecimento do seu gigantesco motor de inteligência artificial, e mesmo assim ainda receber dinheiro por isso... :p

    ResponderEliminar