2016/02/28

Fiat cria configurador de automóveis em Realidade Aumentada com o Tango


O Project Tango da Google é mais uma tecnologia que tem tardado em chegar ao mercado, mas regularmente lá vão surgindo projectos que lhe dão uso, como este configurador de automóveis criado pela Fiat Chrysler.

De forma resumida, o Project Tango consiste num conjunto de sensores que a par de um sistema de visão 3D, permite que o dispositivo (neste caso um tablet) tenha a percepção daquilo que tem em seu redor e seja capaz de fazer o tracking posicional num espaço 3D com elevada precisão.

Neste caso, esse sistema foi utilizado para permitir colocar um automóvel digital inserido num espaço físico real, e onde o utilizador pode usar o tablet para o ver de qualquer posição, configurar ao seu gosto, e ver o resultado de toda e cada opção que altere. De certa forma, poderemos considerar que é o futuro de como os configuradores automóveis deverão funcionar (permitiria até vermos que tal o carro ficaria na nossa garagem - para garantirmos que se o espaço chegava para ele.)

Mas... avance-se ainda mais em direcção ao futuro, e se calhar em vez de nos limitarmos a ver e configurar o automóvel, teríamos também uma opção de impressão, e teríamos um carro funcional impresso em 3D a materializar-se à nossa frente em poucas horas (isto, se os sistemas de partilha de automóveis e automóveis autónomos não tornarem obsoleto ter carro próprio. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)