2016/02/25

Google Docs ganha formatação texto por voz


Depois de nos deixar "escrever" com a voz no Google Docs, a Google dá-nos agora a possibilidade de editar e formatar texto sem se ter que tocar no teclado - mas infelizmente, por agora apenas em inglês.

O Voice Typing no Google Docs deixa-nos introduzir texto usando a nossa voz (e funcionando também bastante bem em Português) bastando ir a "Tools->Voice typing". Já nessa altura era possível inserir pontos, mudança de linha e mudança de parágrafo, mas apenas num número reduzido de línguas (inglês, alemão, francês, espanhol, italiano e russo) mas essa capacidade é agora amplamente expandida, em capacidades, com as Voice Actions.

Agora, desde que se fale em inglês, é possível dar comandos como "select all", "select line", "bold", "copy", "paste", "insert page break", "insert table" (até com as dimensões pretendidas), "insert equation", e muito mais. Podem ver a lista de todos os comandos de voz disponíveis aqui.

Estando limitado aos comandos em inglês reduzirá grandemente a sua utilidade para a maioria dos Portugueses, mas... é também sinal de que será apenas uma questão de tempo até que estas Voice Actions fiquem também disponíveis em Português.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)