2016/02/08

Internet ganha arquivo do malware dos tempos do MS-DOS


O MS-DOS vai-se desvanecendo nas memórias do passado mas o Internet Archive imortaliza alguns dos seus mais populares virus e malware que ainda serão bem recordados por alguns utilizadores.

O Internet Archive esforça-se por preservar a história da Internet, mas tem também alargado os seus esforços a outras áreas, como os jogos de computador (e consolas). E agora chega a vez de também os vírus e malware do MS-DOS serem preservados para a posteridade no Malware Museum.


A maioria deles pode ser experimentada ou revivida num emulador a correr dentro do próprio browser, tal como já acontecia com os jogos, e não precisam preocupar-se com o eventual risco, pois para além de se tratarem de emuladores tratam-se de virus e malware que foram alterados para não provocar qualquer dano real, ao contrário do que acontecia com as versões originais.

Descobre-se também que naquela altura se tinham vírus bem mais criativos e originais do que os actuais, e onde invariavelmente uma infecção resultava num impacto bem visível, como tocar música ou ter as letras a caírem do ecrã... :)


Isto... numa altura em que o conceito de multitasking num PC se resumia a usar programas TSR (terminate and stay resident) como o célebre Sidekick da Borland. Ainda me lembro de como se podia deixar qualquer pessoa impressionada por, estando no meio de qualquer outro programa, se poder carregar numa combinação de teclas (CTRL+ALT) para fazer surgir o Sidekick, fazer um cálculo na sua máquina de calcular, e regressar ao programa onde se estava! :)

5 comentários:

  1. Para quem se interessa pelo tema, aconselho vivamente o seguinte canal de YouTube: https://www.youtube.com/user/danooct1

    ResponderEliminar
  2. lol, saudades dos tempos a limpar o Barrotes e cobrar uns 500 paus

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Ainda ganhei uns cobres a passar o scan115 em disketes com preciosidades destas! :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda ganhei uns cobres a passar o scan115 em disketes com preciosidades destas! :)

    ResponderEliminar