2016/02/10

LG G5 virá com ecrã "always on"


Para o LG G5, parece que iremos finalmente ter direito a uma novidade que será verdadeiramente útil: um ecrã "always on" que estará permanentemente a mostrar informação.

Muitos fabricantes têm insistido em adicionar "novidades" de interesse duvidoso como forma de ter algo novo que anunciar nos seus novos modelos; mas desta vez parece que a LG nos traz algo realmente útil e que faz regressar algo que muitos já se poderiam ter esquecido: ter um ecrã que mostra continuamente informação.

Sim, muitas pessoas já se terão esquecido que no tempo dos seus telemóveis, os ecrãs LCD mostravam continuamente informação como a hora, chamadas perdidas, mensagens, etc. Coisa que se perdeu com a transição para os ecrãs dos smartphones, onde se tem que recorrer a todos os truques para poupar bateria, incluindo o desligar do ecrã (e nalguns casos nem se tendo um LED para chamar a nossa atenção - ou onde o mesmo é completamente subaproveitado, sem hipóteses de configuração a não ser que se usem apps de terceiros!)

Alguns smartphones têm tentado fazer regressar a apresentação de dados com o "ecrã desligado", através de modos especiais low-power nos ecrãs AMOLED, mas normalmente isso surge em conjunção com um "toque" ou "gesto" que faz surgir essa informação. Mas no novo LG G5, parece que essa informação irá estar permanentemente visível no seu ecrã "always on".

Ainda não se sabe bem como é que isto será feito, mas fala-se de que o G5 virá equipado com um ecrã com a mesma tecnologia usada no pequeno ecrã secundário do LG V10, e que permitirá esta funcionalidade com consumo reduzido de energia.  No entanto, o seu ecrã poderá ter que começar por enfrentar um problema mais imediato, pois também a Samsung parece estar a preparar algo idêntico para o Galaxy S7, e já terá registado a marca "Always On Display"... o que poderá fazer com que a LG tenha que encontrar um novo nome para esta funcionalidade.

5 comentários:

  1. Boa ideia, e gosto uma vez que sou dono de um motorola.
    A motorola já fazia isso desde o moto x 2013 (active display):)

    ResponderEliminar
  2. Finalmente? O que é que isso faz diferente do Nokia N8 de 2010?

    ResponderEliminar
  3. Os lumias ja fazem isso desde 2014.. E os nokias n8, c7, 808 também faziam isso em 2010..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi um dos primeiros usos dos ecrãs oled, com a imagem sempre a saltitar para não queimar demasiado os mesmos pixeis. ;)

      Eliminar
  4. Esta notícia parece uma coisa da Apple. Esta empresa vem anúnciar novas funcionalidades nos seus produtos, como sendo únicas, no entanto, a concorrência já tinha essa funcionalidade à séculos. Estou a falar do copy/paste no iPhone.
    Todos os Nokias que conheci, enquanto a Nokia era Nokia, faziam algo semelhante. Claro que os ecrãs não eram FULL HD, mas faziam. O despertador funcionava mesmo com o tlm desligado e melhor, nunca se "esquecia" de despertar. Neste momento tenho um oneplus com Android 5.1 (ROM não oficial ) e de vez em quando esquece de despertar.

    ResponderEliminar