2016/02/15

Mattel lança impressora 3D ThingMaker para crianças


Não seria engraçado se a revolução da impressão 3D chegasse a nossas casas disfarçada de "brinquedo"? É isso em que a Mattel parece estar a apostar com a sua ThingMaker, uma impressora 3D para crianças.

A ThingMaker da Mattel é uma impressora 3D de $299.99 que vem acompanhada por apps para iOS e Android que permitem a fácil criação de todo o tipo de peças e acessórios que poderão ser usadas para a brincadeira (e penso que será inevitável que também permitam a criação de peças completamente novas, como qualquer outra impressora 3D.)


Ao posicionar a impressora como sendo um produto para crianças, a Mattel coloca-se numa posição corajosa, dizendo que estamos num ponto em que a impressão 3D já não tem nada de complicado. Ainda assim, também tomou todas as precauções para minimizar potenciais abusos e acidentes. A porta de acesso ao interior da impressora fica trancada durante o processo de impressão, e quando se abre a porta a cabeça de impressão (que poderá estar quente) retrai-se para um bloco de protecção que evitará o risco de toques/queimaduras.


... Como curiosidade, a Mattel recupera o nome ThingMaker, que na década de 60 tinha sido dado a outro sistema de criação de brinquedos - que agora horrorizaria todos os pais. Era um sistema de moldes metálicos nos quais se despejava plástico derretido, para criar os "bonecos" desejados. Comparado com isso, esta impressora 3D é realmente brincadeira de crianças! :)

2 comentários:

  1. Com este aspecto e preço, parece que não vão ser só as crianças a usufruir do brinquedo...

    ResponderEliminar
  2. uma verdadeira fábrica de brinquedos para toda a família :)
    espero estar enganado mas acho que dificilmente chegará a Portugal por menos de €500

    ResponderEliminar