2016/02/27

Porque motivo temos anos bissextos?


Este ano, iremos ter um dia 29 de Fevereiro, algo que apenas acontece de quatro em quatro anos... mas porquê, e qual a sua origem?

Manter um calendário terrestre é algo que é um pouco mais complicado do que se possa pensar. Embora desde tempos imemoriais que se tenham tomado como referência os ciclos lunares e solares, o problema está em converter isso para um sistema que agrade a todos... e aquilo que hoje damos por dado adquirido, nem sempre o foi.

Embora por vezes se tenha a noção (errada) que as civilizações antigas eram "atrasadas"; a verdade é que há milhares de anos que os estudiosos e astrónomos sabiam que o ano solar tinha 365.25 dias. É aqui que está a origem do problema, e que ainda hoje resolvemos adicionando um dia extra a cada quatro anos - o 29 de Fevereiro - nos anos bissextos.

Mas nem sempre assim foi, e houve alturas em que reinava uma completa confusão, como por altura da alteração do calendário Juliano para o Gregoriano. O calendário Juliano tinha um desfasamento de um dia a cada 128 anos, e por altura do ano de 1582 esse desfasamento representava já uma diferença de 10(!) dias em relação ao ano solar. Foi nesse ano que se adoptou uma medida radical, que fez com que a seguir ao dia 4 de Outubro de 1582 se seguisse o dia... 15 de Outubro!

(Se por acaso vos perguntarem o que aconteceu no dia 5 de Outubro de 1582, já sabem que é uma rasteira, pois esse dia não existiu! :)


Por agora, embora de tempos a tempos lá surjam propostas de alterações para novos calendários, lá nos vamos aguentando com este calendário gregoriano, e não me parece que tão cedo seja previsível que se façam quaisquer alterações quanto a isso.

3 comentários:

  1. Quem nascer no dia 29 de Fevereiro, só faz anos de 4 em 4 anos? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que os Hospitais ou colocam 1 dia a mais ou a menos. Como o meu carro é de dia 28 de Fevereiro xD "nasceu" no dia anterior

      Eliminar
  2. Na realidade cada ano tem 365.2422 dias, o que significa que os anos bissextos são de 4 em 4 anos, excepto de 100 em 100 (ao fim de 100 anos temos um dia a mais, que são os bocadinhos todos que fomos adicionando a cada 4 anos). No entanto ao final de 400 anos temos novamente um dia a menos, então de 400 em 400 anos é bissexto! :)

    ResponderEliminar