2016/02/29

Revista sci-fi "If" disponível gratuitamente no Internet Archive


Os fãs do sci-fi clássico das décadas de 50, 60 e 70 têm agora mais um vasto espólio que poderão explorar no Internet Archive, o de todas as edições da revista If.

A If foi publicada de 1952 a 1974, centrando-se exclusivamente sobre histórias de ficção científica, e tendo como período áureo a época de 1966 a 1968, sob a direcção de Frederik Pohl, que lhe valeran três prémios Hugo consecutivos como melhor editor.

Agora, a totalidade das suas 176 edições da revista If ficam imortalizadas e disponíveis gratuitamente no Internet Archive, deixando que este enorme manancial de histórias fiquem à distância de um clique. Quem as visitar poderá por lá encontrar histórias de alguns nomes que influenciaram todo este segmento, como Robert A. Heinlein (Starship Troopers, entre muitas outras histórias), Larry Niven (autor de Ringworld, etc.), Harlan Ellison (cuja história "Soldier" Cameron terá supostamente copiado para criar "Terminator), Fred Saberhagen (Berseker, etc.), Asimov (que dispensa apresentações), e muitos, muitos outros.

Para além de poderem ser lidos directamente no browser, todas as revistas estão também disponíveis para download em diversos formatos (texto, epub, pdf, kindle, etc.)

1 comentário: