2016/02/22

Samsung apresenta o Galaxy S7 e S7 Edge (e Gear 360)


A Samsung não esperou pela abertura da MWC e adiantou-se ao evento para nos mostrar os novos Galaxy S7 e S7 Edge, que parecem ter sido feitos de forma a responder às principais críticas apontadas aos modelos anteriores.

Os Galaxy S6, S6 Edge e Edge+ foram modelos bem recebidos, e por isso a Samsung não teve que fazer grandes alterações, apostando por uma política de continuidade com os novos S7. A diferença é que agora temos um Galaxy S7 com ecrã Super AMOLED de 5.1" (2560x1440p), enquanto que o S7 Edge tem ecrã de 5.5" com a mesma resolução (quem preferisse ter um S7 edge com dimensões mais mais compactas terá que se manter pelo S6 Edge do ano passado.)


No interior encontramos um Snapdragon 820 quad-core ou Exynos 8890 octa-core (consoante os mercados) e com sistema de heatpipe para dissipar o calor, 4GB de RAM, 32/64GB + microSD até 200GB), câmaras de 12MP (dual pixel, f/1.7) e 5MP (f/1.7), LTE cat 9, e baterias de 3000 e 3600mAh, com carregamento wireless (PMA e WPC).


Estes novos S7 são agora completamente à prova de água e sem necessidade de terem tampas sobre as fichas, o que também será do agrado dos utilizadores que o queiram utilizar à chuva (ou no banho. :)

É bom ver que a Samsung tomou algumas decisões que se podem considerar "corajosas". Não só teve a coragem de inverter a corrida aos megapixeis na câmara, como também fez algo que se poderia considerar impensável nestes dias: engordou os Galaxy S7 face aos S6. Enquanto que o anterior S6 se ficavam pelos 6.8mm de espessura e 138g de peso, o S7 passa a ter 7.7mm e 152g. Medidas que não só permitem disfarçar melhor a saliência da câmara na traseira, como permitem ter uma bateria mais generosa (3000mAh e 3600mAh em vez de 2550 e 2600mAh).


Também temos coisas como um ecrã always-on, e nova aposta no sistema de pagamentos Samsung Pay, que funciona tanto via NFC (Near Field Communication – Comunicação em Campo Próximo), como MST (Magnetic Secure Transmission – Transmissão Magnética Segura) e tecnologia de Código de Barras. No entanto, fica a faltar uma ficha USB Type-C, com a Samsung a apostar em manter-se com a mais tradicional micro-USB.

O Galaxy S7 edge e o Galaxy S7 chegam a Portugal durante o mês de Março.




Para além dos S7, a Samsung revelou também o seu Gear 360, uma câmara esférica capaz de captar imagens a 360º. O Samsung Gear 360 está equipado com duas lentes grande angular com sensores de 15MP, permitindo a captação de vídeo de 360 graus em alta resolução (3840x1920) e de imagens estáticas de 30 megapixéis. Os utilizadores podem ainda fazer vídeos e imagens com amplitude de 180 graus usando apenas um dos lados da câmara.

A Samsung diz que o lançamento desta câmara será feito durante o segundo trimestre de 2016.

5 comentários:

  1. Aplaudo de pé a decisão de aumentarem a autonomia em detrimento da "anorexia", mas com um preço de 729€ (como estou a ver em alguns sites portugueses) para a versão normal, não vai ser fácil numa altura destas do campeonato.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente a Gear 360 ainda não é 3D! Assisti ao evento na Gear vr e se eles usaram a mesma câmara (e parece que sim) então o resultado não é nada de especial. E eu só não digo que a qualidade de imagem é horrível porque nos vídeos estava muito melhor que na transmissão do evento!
    E o S7 afinal não traz nada de novo que faça valer a pena comprar (para quem já tem o S6, edge)!
    E a Gear 360 só compro se não custar mais de 300 euros!
    Mas confesso que estou muito decepcionado com esta malta desde que fiquei a saber que Oculus começo a anular as pre ordens (do Rift) de pessoas como eu que usei a morada de um amigo em Londres… desta vez com a desculpa de que a morada do cartão de credito não condiz com a morada nem com o país! O que vale é que o VIVE vai já abrir as pre ordens no final deste mês. E só espero que não nos façam o mesmo!

    ResponderEliminar
  4. Acabei de ver a Gear 360 é venda num site espanhol por 390 euros! A esse preço só compro se valer mesmo a pena. Vou ficar á espera de opiniões... http://www.elandroidelibre.com/2016/02/samsung-gear-360-ya-disponible-por-399e.html

    ResponderEliminar
  5. A camara 360° é para ser utilizada com os óculos Gear VR da marca
    "OCULUS". Quem fez a pre-reserva do Galaxy S7 (como eu), teve direito a esses óculos. Já recebi o meu par.
    Esses Gear VR são compativeis com os Galaxy S6 e S7.

    ResponderEliminar