2016/02/23

SteamVR Performance Test diz se tens um PC pronto para VR


A entrada no mundo da Realidade Virtual não é barata, mas pode tornar-se ainda mais cara no caso em que se tiver que fazer uma actualização do PC a utilizar. A Steam acaba de disponibilizar um programa que permitirá saber que tal se comporta um PC na exigente função de criar mundos virtuais.

Ao contrário do que tinha acontecido com o programa de testes da Oculus, que se limitava a verificar se o hardware existente estava à altura do que era recomendado, este SteamVR Performance Test executa mesmo um programa que, durante alguns minutos, simula a execução de uma animação tal como seria feita com óculos VR, para determinar se o nosso sistema é capaz de o fazer mantendo os desejados 90fps sem falhas.

Para além de nos dizer se o nosso PC está apto a enfrentar as exigências dos mundos VR com o nível de qualidade desejado, esta ferramenta indica também qual poderá ser o factor que estará a ser mais limitativo no caso de não conseguir manter o nível desejado: se o CPU se o GPU (ou ambos).

Ter apenas em conta que a ferramenta pode conter ainda alguns bugs, pois há relatos que em portáteis com sistemas de GPU duplos o teste dá apenas uso ao GPU integrado em vez de usar o GPU mais potente, e há também quem diga que os resultados só aparecem se não se tocar no rato enquanto o teste está a ser feito.

3 comentários:

  1. Acabei de instalar e fazer o teste e deu como se o meu pc estivesse perfeitamente apto para vr. No entanto o meu DK2 deixou de funcionar e no apoio da Oculus disseram-me que é porque a minha placa de video (GeForce GT 730) deixou de ser suficiente depois da ultima atualização do SDK e agora terei que trocar pela GeForce GTX 970 ou superior!

    ResponderEliminar
  2. Isto faz-me questionar se vale mesmo a pena comprar a GeForce GTX 970 ou 80 tendo em conta que lá mais para a frente irão ser insuficientes depois de uma nova atualização do SDK do novo Rift ??? E cada placa destas custa mais de 300 euros! A GeForce GTX 970 custa mais de €300 e a GeForce GTX 980 custa mais de €700! Assim fica difícil!

    ResponderEliminar
  3. mas a valve n manda steam vr ca para portugal acho eu

    ResponderEliminar