2016/02/26

Testa a velocidade da tua internet com o SamKnows


A chegada do novo plano com velocidades de 100/100Mbps da Vodafone fez reacender o interesse em controlar se essas velocidades estão a ser cumpridas, e para isso nada melhor do que recorrer ao SamKnows.

Existem múltiplas formas de testarmos se a velocidade da nossa ligação à internet é realmente a anunciada (e se a mesma está sujeita a traffic shaping), mas praticamente todas elas sofrem de um mesmo mal: estamos a fazer um teste que nos dá um retrato da situação apenas nesse preciso momento.

Quem fizer o teste um dia por mês, não terá qualquer dado que lhe dê uma ideia de como a sua ligação se comportou ao longo de todos os restantes dias; o que seria útil para determinar se a ligação se tem mantido estável e se uma velocidade lenta será uma excepção ocasional ou se, por outro lado, tem sido a regra.

O SamKnows é uma iniciativa que pretende controlar a qualidade de uma ligação à internet de forma mais detalhada, e que na Europa conta com o apoio da Comissão Europeia. Na prática consiste em instalar um router modificado na nossa rede, e que irá fazendo um conjunto de testes de forma regular sem que o utilizador tenha que pensar mais no assunto. Depois, receberá mensalmente um relatório que revela que tal é que a sua ligação se tem comportado, para além de permitir ver toda a informação também na web, como por exemplo:


Na imagem, vemos que uma ligação que deveria ser de 120Mbps, tem variado bastante ao longo dos meses, sendo que por diversas vezes baixou dos 100Mbps - e chegando até a baixar dos 50Mbps no pior caso. É informação bem mais útil do que um simples teste de velocidade ocasional feito para os servidores do próprio ISP, e que não se limita a medir a velocidade de download; temos também a velocidade de upload, ping, latência, packet loss, tempo de resposta dos DNS, tempo de carregamento de sites, e todo um conjunto alargado de medições que serão bastante úteis para se determinar se a ligação pelo qual estamos a pagar realmente está a cumprir com o prometido (e servindo também como dados para validar qualquer reclamação que se faça junto do operador.)

Embora seja mais um "caixote" a ter em casa (que é disponibilizado gratuitamente) é uma ferramenta altamente aconselhada para todos os que gostam de manter um olhar mais atento sobre o seu serviço de internet.

2 comentários:

  1. Já tenho há quase dois anos :D

    ResponderEliminar
  2. Há outras soluções. O que tenho em casa é basicamente um script que usa a API do speedtest e está no cron para correr de hora a hora.
    Também tem uma interface bonitinha além de mostrar, download, upload e ping ao longo das datas seleccionadas.
    Sendo Vodafone 200/20, nunca tive picos inferiores a 180 e a média é 205/210. No upload, sempre acima dos 19, nunca abaixo.

    ResponderEliminar