2016/02/19

Vídeo "4D" captado com 53 GoPros


Estamos habituados a que sejam utilizadas duas câmaras para gravar vídeo 3D, mas agora temos um projecto que recorre a 53 GoPros para captar vídeo "4D".

Na verdade, este não é o primeiro (nem será o último) projecto a recorrer a dezenas de câmaras, e aquilo a que chama 4D consiste simplesmente na captura de imagens suficientes que, depois de processadas, permitem visualizar a pessoa ou objecto capturado a partir de uma variedade de ângulos, de forma interactiva.

É tecnologia que irá ser cada vez mais utilizada à medida que se começarem a popularizar sistemas de realidade virtual, pois aí deixará de haver controlo sobre o ponto de vista que cada pessoa irá ter (como acontece num filme "3D" no cinema ou TV), e será necessário contemplar a capacidade da pessoa se poder mexer para ver as coisas a partir de outros ângulos.

... Claro que ainda estamos muito no início, e ainda muito haverá por explorar e experimentar, para descobrir que coisas funcionam ou não funcionam, mas todos os pequenos passos contam. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)