2016/02/20

Virgin revela a VSS Unity - a nave que levará passageiros até ao espaço


Depois do trágico acidente de 2014, a Virgin Galactic volta à carga com uma nova nave, mais segura, e com a qual espera levar os primeiros "turistas" até ao espaço.

Esta nova SpaceShip Two, com nome de VSS Unity, assim baptizada por Stephen Hawking (e que logo neste evento de estreia teve direito a uma visita especial) já foi sujeita a inúmeros testes de resistência, e terá que superar muitos mais antes de finalmente estar apta a voar e a tentar uma ida até ao espaço - mas desde já é dito que conta com bastante melhorias, incluindo aquelas que foram conseguidas à custa da tragédia anterior.


Em 2014, uma SpaceShip Two partiu-se durante um voo de testes, matando um dos pilotos. A falha deveu-se à activação inadvertida de uma peça que não deveria ter sido activada naquele momento; e neste novo modelo já foram implementados sistemas que impedem que tais erros se possam repetir.

Ainda assim, a filosofia destas naves é um bocado mais "arcaica" do que os seus concorrentes, pois em vez de confiar em sistemas completamente automáticos e autónomos, a SpaceShip Two continua a depender exclusivamente dos seus pilotos para voar. A justificação é de que assim existem muitos menos sistemas "complicados" e reduz-se a possibilidade de que algo possa correr mal.

Certo é que não faltam candidatos para estas viagens até ao espaço (que ainda não têm data oficial para ocorrem) com mais de 700 pessoas interessadas e dispostas a pagar mais de 200 mil dólares para embarcarem num voo até mais de 100Km de altura para experimentarem alguns momentos de micro-gravidade e tornarem-se oficialmente "turistas espaciais". Para a Virgin Galactic, não há dúvidas quanto ao sucesso deste projecto, e já deu início à construção da terceira e quarta naves.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)