2016/03/22

Android N esconde modo multitasking com janelas redimensionáveis


A questão do multitasking é algo que já foi abordado há décadas atrás pelos sistemas operativos desktop, mas que agora está a ser revisitado nas plataformas mobile. No Android N, há uma opção escondida que já permite antever que as coisas sigam no mesmo sentido, com um desktop onde seja possível mover e redimensionar as janelas das apps.

No início, as coisas eram simples. Os programas corriam ocupando o ecrã completo, e não havia muito a fazer. Com o melhoramento do hardware e o desejo de aumentar a eficiência, o multitasking fez com que os sistemas operativos evoluíssem para ambientes gráficos onde múltiplos programas podiam ser manipulados em janelas e isso é algo que tem permanecido inalterado até aos dias de hoje. Não será por isso surpresa que nos sistemas mobile se comecem a sentir necessidades (e soluções) idênticas.


Embora alguns fabricantes já tenham implementado algumas formas de multitasking no Android, com várias apps visíveis no mesmo ecrã, só no novo Android N é que teremos acesso à implementação oficial por parte da Google. É uma implementação bastante básica, que apenas permite colocar duas apps lado a lado, mas que se torna indispensável - especialmente para a utilização em tablets e pretendentes a "ultrabooks".

Mas, mexericando-se um pouco no Android N, descobre-se que já está disponível uma modalidade mais avançada, que permite manipular as janelas das apps de forma idêntica à que se tem nos sistema operativo desktop.


Esta gestão de janelas não está acessível de origem, mas através da linha de comandos é possível activar a mesma. Para isso necessitam do bootloader desbloqueado, arrancar em modo recovery, ligar o equipamento ao PC via USB e montar a partição system em modo de escrita.

Por último, utilizando a ADB shell devem executar os seguintes comandos:

cd /system/etc/permissions
sed -e "s/live_wallpaper/freeform_window_management/" android.software.live_wallpaper.xml >freeform.xml


No final do procedimento, basta reiniciar o Android.


O modo de ecrã dividido também está disponível simultaneamente com este novo modo, o que permite fazer "multitasking em cima de multitasking"; resultando experiência curiosa (mas que provavelmente não chegará à versão final quando isto for implementado numa versão para utilização pelo público).

Por: Luis Costa

2 comentários:

  1. Isto só deverá estar pronto para a versão seguinte do Android.

    ResponderEliminar
  2. Mais uns anitos e inventam o laptop :) está quase

    ResponderEliminar