2016/03/13

BMW Next 100 reimagina o automóvel do próximo século


A BMW está a celebrar o seu primeiro centenário, e como prenda oferece-nos um protótipo que imagina como os carros poderão ser daqui por 100 anos.

As coisas que podemos ver neste BMW Vision Next 100 dificilmente irão fazer parte de qualquer automóvel comercial durante os próximos anos - e podemos também criticar a BMW por, nalguns aspectos, se manter demasiado presa à tradição (como imaginar que daqui por 100 anos ainda seja permitido a um condutor humano conduzir um automóvel) - embora isso se possa desculpar face à tradição que a marca tem.


Neste Next 100 encontramos todo o tipo de coisas futuristas, onde para além dos esperados modos de condução autónomo, em que o volante se retrai para o tablier, e modo manual onde a condução é assistida por todo o tipo de informações digitais sobrepostas no pára-brisas (que também pode servir de ecrã multimédia para ver filmes se decidirmos não conduzir), temos ainda coisas mais criativas, como o Alive Geometry, que utiliza centenas de pequenos triângulos móveis que criam uma superfície reactiva que permite informar o condutor de potenciais problemas de uma forma visual e física.

No exterior, também a próprio corpo do automóvel adquire capacidades "transformáveis" que permitem acompanhar o movimento das rodas ao virar, mantendo a forma aerodinâmica. E não falta também um "assistente" que promete auxiliar o condutor em todo o tipo de tarefas, não só ajudando a decidir as melhores rotas e alertando-o para perigos na estrada, como também relembrando-o das compras que tem que fazer ao passar por determinados locais... e até reconhecendo pessoas por quem se passe na estrada.

Enfim... futurologia que irá certamente provocar algumas gargalhadas daqui por 100 anos, independentemente das coisas que se vierem (ou não) a tornar realidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)