2016/03/07

Cartões SD chegam à versão 5.0 com velocidades de 90MB/s


Os cartões de memória têm que se adaptar às necessidades dos tempos, e para esse efeito chega-nos o mais recente standard 5.0, que contempla velocidades de 90MB/s.

As classificações nos cartões de memória SD têm uma característica curiosa que se deveria aplicar a muitas mais áreas da informática, que é especificarem as velocidades mínimas que um cartão de memória consegue garantir. Por norma, estamos habituados a lidar com o oposto, com os fabricantes a anunciarem velocidades "até X" que depois raras vezes se conseguem atingir em uso real.

Com o novo SD 5.0 (pdf link) o objectivo é criar cartões de memória capazes de lidar com uma nova vaga de produtos com exigências acrescidas, como o suporte para câmaras 8K, ou câmaras 4K a 360º.


Para isso, para além das já existentes classificações de velocidade (C2, C4, C6, e C10, e U1 e U3) passamos a ter uma nova classe: a Video Speed Class. Esta nova classificação irá garantir velocidades mínimas de até 90MB/s no caso da V90, mas existindo em versões que vão até à mais baixa classificação V6 para os cartões que suportem apenas um mínimo garantido de 6MB/s.

De referir que esta actualização não vem acompanhada de nenhum alteração a nível dos interfaces, que se mantêm no UHS-II, que é capaz de suportar velocidades superiores a 150MB/s, bem acima das que os cartões actuais são capazes de suportar.

Ainda assim, as novas classes V60 e V90 serão de interesse para todos os que tenham necessidade de cartões de memória de elevado desempenho, pois garantem o dobro (e triplo) da especificação máxima que existia actualmente, os cartões UHS Class 3.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)