2016/03/24

Como activar o Night Shift em Low Power Mode no iPhone


A mudança mais visível do novo iOS 9.3 é o Night Shift, o modo que altera as cores do ecrã à noite para minimizar a perturbação no sono. Infelizmente, é uma opção que se desactiva assim que entra o modo de poupança de energia... a não ser que peçam à Siri.


O modo Night Shift faz com que o ecrã adquira uma tonalidade mais amarelada, e está disponível para todos os iPhones a partir do iPhone 5/5c. É um modo que se pode activar nas definições do ecrã, e que permite definir um horário programado para ser activado/desactivado, ou então usar automaticamente as horas do por-do-sol e nascer-do-sol, para se manter ajustado durante todo o ano.

Infelizmente, é bastante provável que seja precisamente durante a noite que um iPhone esteja com o nível da bateria já reduzido e entre em modo "Low Power" para poupar energia - e é nesse momento que descobrimos que o modo Night Shift fica desactivado, e nem sequer permite reactivá-lo novamente, uma vez que essas opções ficam desactivadas enquanto o modo Low Power estiver activo.

Resta-nos assim recorrer à ajuda da Siri. Com o iPhone já em Low Power mode, basta chamar a Siri e dizer "Enable Night Shift" e fica o modo activado, mesmo em Low Power mode.


Actualização: no iOS 9.3.1 a Apple tentou corrigir esta forma de activar o Night Shift, mas felizmente não o conseguiu fazer correctamente. Como activar o Night Shift + Low Power Mode no iOS 9.3.1.


Ficará a curiosidade técnica, sobre porque motivo a Apple terá decidido desactivar o Night Shift no modo de poupança de energia, uma vez que se deveria tratar de uma simples alteração a nível do perfil de cores no ecrã, sem qualquer impacto adverso na autonomia. Mas, até se ter resposta, fica a dica sobre como activar o Night Shift no modo Low Power.

4 comentários:

  1. Nunca consigo de me deixar de lembrar das politicas nojentas da Apple.

    Baniram o f.lux para depois lançarem uma feature nova e serem os maiores.

    Tipico da Apple

    ResponderEliminar
  2. às tantas o night shift gasta mais bateria :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... mas se fosse "bem feito", não haveria motivos para ter impacto na autonomia... daí a interrogação.

      Eliminar
    2. Aliás, não faz qualquer sentido. Da 1ª vez que reparei que não dava para activar em Low power mode, esqueci a feature.

      Eliminar