2016/03/18

Como evitar que o Chrome descarte as páginas abertas para poupar memória


Se estão fartos de esperar que o Chrome recarregue as tabs que já não visitavam há algum tempo quando regressam a elas, é possível mantê-las continuamente em memória.

Confesso que é um pouco caricato vir falar deste tema, quando se trata de uma funcionalidade que há muito eu vinha a pedir. Nas versões mais recentes do Chrome, passamos a ter um sistema que, quando a memória do sistema começa a rarear, automaticamente liberta a memória ocupada pelas tabs que considera menos importantes. Na maior parte dos casos, este é um comportamento completamente benéfico e recomendável, mas infelizmente dei comigo num caso bem especial, em que a utilização do Chrome num computador que continuamente está perto do limite de utilização da memória, faz com que mesmo numa janela com uma dezenas de tabs com acesso frequente, essas tabs estejam continuamente a ser descartadas, obrigando ao reload das mesmas quando se regressa a elas.

Para além da demora adicional do recarregamento da página, nalguns casos isso faz também com que se perca aquilo que se desejava ter mantido, como um certo momento a meio de um vídeo do YouTube; ou uma determinada posição numa lista de items por ler, e onde o reload irá fazer com que surjam items actualizados. E isto a acontecer num computador onde, mesmo com a memória no limite, funcionava perfeitamente bem com o sistema antigo, que mantinha todas as tabs em memória.


Felizmente, é simples fazer com que o Chrome regresse ao comportamento anterior, bastando ir a chrome://flags e desactivar a opção "Rejeição automática de separadores" (em inglês: "Automatic tab discarding").
Se esta opção estiver ativada, os separadores são automaticamente rejeitados da memória quando o sistema tem pouca memória. Os separadores rejeitados continuam visíveis na Faixa de separadores e são atualizados quando clica nos mesmos. Pode encontrar informações acerca dos separadores rejeitados em chrome://discards. #automatic-tab-discarding

Assim não se poupa memória... mas temos a certeza que as tabs ficam como as deixaram.

6 comentários:

  1. Em oposição ao sugerido, e porque muito pessoal há de precisar "daquelas abas" ali para depois, mas precisam da RAM livre, é procurar pela extensão "The Great Suspender".
    Muito, mas mesmo muito útil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já por cá falamos disso (há muito tempo :)
      http://abertoatedemadrugada.com/2013/06/poupa-memoria-no-chrome-com-paginas.html

      Mas já estava prometido que o Chrome passaria a fazer isso de origem: http://abertoatedemadrugada.com/2015/09/chrome-46-vai-suspender-tabs-inactivas.html

      Com este novo método, deixa de ser necessário usar o Great Suspender para a maioria das pessoas/situações. Podia era ser actualizado para passar a usar este novo método nativo de descarte, que será mais eficiente que o método dele.

      Eliminar
    2. Excelente, agora compreendo este artigo dedicado a esta questão em particular.

      E, (mais uma vez) 'parabenizo-te' (ora toma lá uma palavra daquelas que vou levar muito tempo a pagar a prestações) pelo blog! ;)

      Eliminar
  2. E será que há maneira de fazer com que o Chrome arranque como o Firefox? Ou seja, com os separadores da ultima sessão todos lá, mas só carrega à medida que se vai a cada um deles. Ganhando assim tempo no arranque onde só tem de carregar a pagina em que estava quando se fechou e eventualmente aquela para onde queremos logo saltar. É que reabrir o Chrome com cerca de 50 Tabs abertos (como não raras vezes tenho) é um martírio, primeiro que consiga realmente fazer alguma coisa numa das paginas é um custo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta com o The Great Suspender, acho que irás gostar.

      Eliminar
    2. O Chrome já faz essa gestão de forma inteligente. Eu tenho normalmente 70-80 tabs abertas divididas por 2 ou 3 janelas, e dantes era realmente desesperante - mas agora ele vai fazendo o carregamento por ordem de "interesse", e não costuma ter impacto significativo (mas, é certo que dependerá do "peso" das páginas e do computador em questão - num Atom que tenho, mesmo assim, ainda se faz sentir a coisa; e aí o Great Suspender poderá ajudar.)

      Eliminar