2016/03/04

Cópia de impressões 3D gravando o som da impressora

A questão dos direitos de autor de objectos impressos em 3D ainda vai dar muito que falar, mas alguns investigadores começam já a demonstrar as muitas técnicas que se poderão usar para copiar objectos 3D protegidos, como usar um simples smartphone para gravar o ruído que a impressora faz durante a impressão.

A maioria das pessoas poderá nunca ter ouvido o som do matraquear de uma impressora de agulhas, mas mesmo nas impressoras 3D temos a questão de, enquanto equipamento mecânicos, fazerem bastante barulho. O mais curioso é que todo esse barulho pode ser analisado de forma a replicar esses movimentos, incluindo a quantidade de plástico que está a ser impresso, e o resultado final é o de se poder "copiar" um objecto 3D gravando apenas o som da impressora.

Preparem-se para, no futuro, começar a ver exigências de que as impressoras 3D têm que vir com caixas à prova de som, e ser proibido entrar com smartphones ou qualquer equipamento com capacidade de gravação de som num local onde existam impressoras 3D.

Até lá, aproveitem esta fase de "oeste selvagem", onde tudo é permitido e cada um pode imprimir aquilo que bem desejar...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)