2016/03/27

Cria um chat server capaz de controlar uma casa com um Raspberry Pi


Que vos parece a ideia de poderem receber uma mensagem caso seja detectado movimento em vossa casa, e poderem abrir portas ou acender luzes via chat? Tudo isso e muito mais torna-se possível usando um pequeno Raspberry Pi e alguns componentes disponíveis gratuitamente.

É incrível aquilo que se torna possível fazer recorrendo a hardware de baixo custo e software que qualquer pessoa pode utilizar, e este chat server Hubot capaz de transformar mensagens em acções no mundo real é um desses exemplos.

De modo resumido, ficamos com um chat server que pode fazer coisas como ligar luzes, motores, e tudo o mais que quiserem ligar a um Raspberry Pi; e também enviar-vos mensagens sempre que os seus sensores detectarem algo ou for cumprida qualquer outra condição que decidam implementar. O projecto é um excelente exemplo para avaliarem o mundo de possibilidades que se abre com um destes sistemas, e que também dá umas dicas interessantes para situações comuns: como a utilização do Ngrok para criar uma ligação segura para um dispositivo local na nossa rede sem se ter que andar a abrir portas no router.

Um projecto que é uma rampa de lançamento para muitas mais ideias, e que vale a pena explorar, nem que seja por motivos educativos.

1 comentário:

  1. Dá muito trabalho! Baixo custo é pegar num ESP-01 de 2$ ligar ao wifi e controlares o que quiseres.

    ResponderEliminar