2016/03/15

Entrim 4D da Samsung são headphones que criam sensação de movimento em VR


O mundo da realidade virtual poderá ficar ainda mais imersivo com os Entrim 4D da Samsung, headphones que a empresa sul-coreana diz serem capazes de transmitir a sensação de movimento.

Os Entrim 4D fazem parte de um conjunto de projectos experimentais que a Samsung vai mostrar no SXSW 2016, e que prometem dar toda uma nova dimensão sensorial aos sistemas de realidade virtual.

Actualmente, os sistemas VR são imersivos, mas há coisas que continuam a baralhar o nosso cérebro, como não estarmos realmente a sentir os movimentos que se podem estar a ver no mundo virtual. Essa discrepância pode resultar na habitual sensação de enjoo, e é algo que a Samsung quer resolver com estes Entrim 4D. Estes headphones conseguem enviar impulsos eléctricos que vão estimular o nervo vestibular, responsável pela nossa sensação de equilíbrio e detecção de movimento, criando sensações "reais" de que estamos realmente a sentir o movimento coincidente com o que se vê nuns óculos VR.


Se o sistema funcionar tão bem como o seguinte vídeo nos faz pensar, poderá ser um dos acessórios indispensáveis para uma experiência VR digna desse nome (e dispensando a necessidade dos complexos e dispendiosos sistemas de simulação de movimento.)

Vamos lá ver se este projecto sai dos laboratórios e salta para a realidade comercial.


1 comentário:

  1. será isto?
    https://www.youtube.com/watch?v=oPTa4_HrPhs
    se for, não é propriatario da samsung e já ai anda há uns tempos..

    ResponderEliminar