2016/03/03

Fraunhofer cria faróis com 1000 pixeis LED


Em breve, para além da resolução dos ecrãs e câmaras, poderemos também querer saber quantos "megapixeis" terão os faróis do nosso futuro automóvel.

Os faróis são um componente essencial para a segurança num automóvel, e nos últimos anos têm sido feitos enormes avanços ao nível dos faróis LED, Laser, e com capacidades adaptativas. Mas tudo isso parecerá pré-histórico quando comparado com o novo sistema desenvolvido pela Fraunhofer, e que cria faróis de alta-resolução.

Actualmente já temos faróis capazes de acompanhar as curvas e iluminar a estrada dependendo da trajectória do carro; e até aqueles que são capazes de detectar outros veículos em circulação de modo a ajustar o feixe de luz para não os encadear. Mas com este novo sistema da Fraunhofer isso é levado ao extremo e com uma resolução incomparavelmente superior.


Enquanto que actualmente estes sistemas são apenas capazes de criar uma ou duas zonas de sombra, e dependem de complexos sistemas ópticos para garantir que os seus LEDs projectam a sua luz de forma controlada; neste novo sistema o sistema de luz passa a ser muito mais compacto e com resolução muito mais elevada. O resultado é equivalente a podermos circular permanentemente com os "máximos" sempre ligados, sabendo que os faróis irão iluminar apenas aquilo que devem iluminar, mas sem encadear outros condutores ou pessoas.

Para além disso, acaba por ser também mais eficiente em termos energéticos, pois só são ligados os "pixeis" que realmente interessam e com a intensidade desejada (os investigadores dizem que em média só estão ligados cerca de 30% dos pixeis em simultâneo para condições normais de condução.)

Agora só falta saber quando é que algum fabricante irá adoptar esta tecnologia para os seus automóveis... (e, não menos importante, quando é que terá preços que permitam aplicá-la a automóveis acessíveis.)

1 comentário:

  1. ... e a forma que os "xunings" irão arranjar de andar sempre com todos os LED's ligados :D

    ResponderEliminar