2016/03/14

Google está a desenvolver reconhecimento de voz offline


A dependência da internet para fazer algo tão simples quanto o reconhecimento de voz poderá ser algo com os dias contados, pois a Google desenvolveu um sistema que permite fazer esse processamento no próprio smartphone, mesmo em modo offline.

Os actuais sistemas de reconhecimento de voz usado nos dispositivos mobile tem uma precisão impressionante, mas isso é conseguido à custa de todo o poder de processamento das clouds dos respectivos serviços. Para quem não tiver acesso à internet, o seu smarpthone rapidamente perde muitas das funcionalidades, incluindo a capacidade de reconhecer aquilo que dissermos. Felizmente, é algo que a Google parece estar empenhada em mudar.

Alguns ainda se recordarão que na era "pré-smartphones" (da geração pré-iPhones) não faltavam soluções que permitiam adicionar reconhecimento de voz aos Pocket PCs e Windows Mobiles da altura. Com as capacidades imensamente superiores do hardware actual, acabava por ser estranho que isso estivesse ausente dos novos smartphones, que insistem na necessidade de ter uma ligação à net para realizar esta função. Mas a Google está a trabalhar num sistema que permitirá fazer o reconhecimento de voz em modo offline, e que irá auxiliar não só quem não gosta de usar dados mobiles, como na eventualidade de um problema pontual (rede fraca) resultar no impedimento do reconhecimento de voz pretendido.

A Google alerta que o reconhecimento de voz offline não terá a precisão nem a qualidade daquele que é feito com a ajuda do processamento online, mas será sempre melhor do que nos depararmos com uma mensagem a dizer que é necessário uma ligação de dados para que aquilo funcione.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)