2016/03/23

Google prepara teclado para iOS


A abertura do iOS aos teclados de outros developers fez surgir uma enorme variedade de ofertas, e parece que em breve também a Google irá ter um teclado destinado aos iPhones e iPads.

Durante muitos anos os utilizadores de iOS apenas puderam utilizar o teclado disponibilizado pela Apple, mas felizmente a coisa mudou. Hoje em dia não só se podem utilizar teclados populares, como o Swype e SwiftKey, como todo um conjunto de teclados mais "criativos" que adicionam um sem número de funcionalidades para além daquelas que os teclados tradicionais oferecem.

A Google já tem o seu teclado oficial para Android e já anda a testar um teclado para iOS há vários meses. Um teclado que deixaria as pesquisas do Google sempre à mão dos utilizadores e contendo atalhos para pesquisas específicas, de GIFs animados e imagens.

Facilmente se percebe o desejo da Google em se manter relevante no iOS. Nos Android, está praticamente implícito que se utilize o Google para todas as pesquisas. Nos iOS, isso é algo que obriga o utilizador a procurar e abrir a app da Google, o que diminui bastante a probabilidade de que os utilizadores o façam, se calhar optando por fazer as pesquisas dentro das apps que utilizam (Facebook, Safari, etc.) Resta apenas saber quando é que a Google disponibilizará este teclado publicamente... e se tem argumentos que consigam convencer os utilizadores a mudarem-se dos teclados que usam actualmente.

(Para mim, qualquer teclado que não ofereça múltiplas línguas simultaneamente, como o SwiftKey, fica logo em grande desvantagem.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)