2016/03/28

iOS 9.3 crasha quando se carrega em links?


Quem fez a actualização para o iOS 9.3 pode ter gostado da nova funcionalidade Night Shift que muda a tonalidade do ecrã à noite... mas não gostará de um bug que está a fazer crashar apps sempre que se carrega num link.

As actualizações de sistema são bem vindas e normalmente corrigem problemas existentes; o problema é quando essas mesmas actualizações também trazem novos bugs. No caso do iOS 9.3, são já milhares de pessoas a relatarem problemas ao tocarem em links no Safari (e não só), e onde fazerem um long-press sobre um link (para acederem a opções como copiar o link) faz com que a app crashe.

Actualização 1: o bug parece estar relacionado com a app da Booking tentar registar demasiadas associações (2.3MB de URLs!)

Actualização 2: a Apple diz já estar a preparar uma correcção (e que venha depressa, que também já não consigo abrir nenhum link. ;P)

Mais grave, o problema parece fazer-se sentir também noutras apps, como o Chrome, e qualquer outra app que apresente páginas web - impossibilitando o uso de um browser alternativo para escapar a este comportamento. Há quem diga que este problema está relacionado com a instalação de outras apps (como o Booking.com), mas que depois de começar a acontecer nem sequer desinstalando essas potenciais apps problemáticas resolve o problema.

Bem, a Apple muito orgulho tem em se gabar que as suas actualizações chegam à grande maioria dos utilizadores de forma quase instantânea... vamos agora esperar que a sua reacção a um bug desta magnitude seja igualmente célere (sendo que, explicações sobre como um bug destes chegou a uma versão final do iOS, isso é algo que dificilmente veremos ser revelado publicamente.)


9 comentários:

  1. Parece que esse "Bug" se verifica com third-party apps que foram instaladas.

    ResponderEliminar
  2. Third party apps são quase todas! E são essas mesmas third party apps que fazem valer a pena pagar para se ter um smartphone. Essa justificação (a culpa não é nossa é de quem faz as apps) não pega, desculpem!

    ResponderEliminar
  3. Third party apps são quase todas! E são essas mesmas third party apps que fazem valer a pena pagar para se ter um smartphone. Essa justificação (a culpa não é nossa é de quem faz as apps) não pega, desculpem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é que está a desculpar o que quer que seja? Apenas é uma forma de (tentar) descortinar a origem do problema.
      Sabendo com que apps é que isso se verifica mais fácil será dar com o BUG.

      Eliminar
    2. Não é apenas com third party apps, no meu caso e de outros, o Safari também tem problemas, assim como o Mail. Já existe um workaround para o Safari que consiste em desligar o Javascript, mas que não resolve o problema nas outras apps.

      Eliminar
  4. http://9to5mac.com/2016/03/27/some-users-reporting-iphone-crashes-on-ios-9-3-when-tapping-links-in-safari-and-other-apps/

    ResponderEliminar
  5. Ja ha uma solucao rapida... Vao ao site da BQ, e compram um Android ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não querendo desculpar a Apple - que não tem desculpa para este tipo de erros que cada vez mais se tornam recorrentes - se isto acontecesse num BQ bem que se podia esperar sentado por uma solução.

      Eliminar
  6. http://9to5mac.com/2016/03/28/apple-re-releases-ios-9-3-for-older-iphones-and-ipads-affected-by-activation-lock-issue/

    ResponderEliminar